sábado, 27 de julho de 2013

Projeto Novo Porto + Requalifição do Centro | Zeca Brandão + Milton Botler (23.03.11)

arqDEBATES realiza evento para discutir o futuro dos espaços urbanos no Recife



Na sessão do arqDEBATES o arquiteto Zeca Brandão, coordenador do Núcleo Técnico de Operações Urbanas (NTOU), apresentará o projeto Porto Novo que prevê a reforma e novo uso de seis armazéns localizados na área não operacional do Porto do Recife. Além da recuperação dos armazéns haverá a urbanização de todo o entorno, possibilitando a integração e o acesso à área do porto.  Já Milton Botler, presidente do Instituto da Cidade, fará uma apresentação sobre o projeto de Requalificação do Centro que pretende retomar o papel referencial de comércio, serviço e moradia do centro. Para que isto seja possível, estão sendo realizadas uma série de ações estruturadoras e de suporte que contaram com a participação da população e instituições de naturezas diversas.
A intenção da sessão não é apenas de uma audição passiva sobre as operações urbanas no Recife, mas de mobilizar o público presente a participar das discussões nas mudanças de configurações espaciais na cidade. Cada convidado fará uma apresentação com os principais projetos e em seguida será aberto o debate com a platéia.

Zeca Brandão
Arquiteto formado pela FAU Bennett do Rio de Janeiro, em 1980. Realizou mestrado em Housing Studies na Architectural Association School of London (AA School), de 1987 à 1988, e doutorado em Urban Design na mesma escola, no período de 1999 à 2004.Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, onde coordena o Laboratório de Arquitetura e Desenho Urbano (LADU), do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU). Atualmente é Secretário Executivo de Planejamento do Estado de Pernambuco e coordenador do Núcleo Técnico de Operações Urbanas (NTOU).
 Milton Botler
Arquiteto e urbanista, mestre em desenvolvimento urbano pela Universidade Federal de Pernambuco, lecionou arquitetura e urbanismo nas faculdades Esuda e FAUPE. Dentre as funções públicas que exerceu, foi gerente de projetos no Arquipélago de Fernando de Noronha, Diretor de Patrimônio Histórico no Estado de Pernambuco, Diretor de Programas Especiais na URB-Recife e Coordenador do Programa Nacional de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais do Ministério das Cidades. Hoje preside o Instituto da Cidade - Engenheiro Pelópidas Silveira, órgão municipal voltado ao desenvolvimento dos planos e projetos urbanos decorrentes do Plano Diretor e ao planejamento estratégico da cidade.
    Milton Botler

     Milton Botler e Zeca Brandão

     Equipe arqDEBATES

Nenhum comentário:

Postar um comentário